Cartão de crédito: benefícios e os cuidados com o uso


Da Redação/RH018

Com certeza em algum momento da vida você já pensou ou precisou fazer o uso de um cartão de crédito. Porém, é preciso saber que ele proporciona vários benefícios, como por exemplo, a aquisição mais rápida e sem burocracia de certos itens mais caros, sem a necessidade de adquirir enormes carnês com juros mais elevados, mas é necessário ter cuidado e cautela com o seu uso. 

Hoje em dia, as bandeiras dos cartões de créditos e os agentes financeiros, têm facilitado um pouco mais a sua aquisição, com isso, as pessoas que possuem o nome negativados pelos os órgãos credenciadores, como o SPC/SERASA, por exemplo, nos dias de hoje já conseguem adquirir um cartão de crédito.

Benefícios, planejamento e financeiro 

Para quem faz o uso do cartão de crédito, já deve saber decorado que é fundamental antes de qualquer compromisso na fatura, ter antes um planejamento financeiro sobre as entradas do mês e qual o valor que realmente poderá ser destinado ao pagamento das futuras faturas de compras no cartão de crédito. 

Sem um bom planejamento financeiro, usar o cartão de crédito poderá se tornar uma verdadeira dor de cabeça e ainda pior, poderá se tornar uma grande bola de neve na vida financeira da pessoa. Isso, porque sem se programar, os gastos podem ir além do que as receitas do mês permitem, fazendo assim, o ditado “gastar mais do que ganha”, se tornar uma realidade. 

O intuito do uso do cartão de crédito, não é de fato fazer você gastar mais, pelo menos não diretamente, mas sim facilitar as compras com valores maiores do que o seu orçamento mensal. E isso ocorre graças as formas de parcelamento que cada estabelecimento oferece para compras efetuadas nessa modalidade, junto aos variados juros mais baixos que as bandeiras disponibilizam quando comparadas aos juros de um crediário próprio de tais estabelecimentos.

Confira alguns benefícios do cartão de crédito:

  • Compras com maior valor e facilitação no parcelamento 

  • Crédito disponível para emergências

  • Programas que convertem os valores gastos em cashback

  • Segurança de crédito já aprovado 


Emergências, família e o dia a dia 

Como mencionado anteriormente, um dos benefícios do cartão de crédito e a segurança de poder contar com o crédito nele já aprovado para futuras emergências (acidentes, medicamentos, gastos imprevistos). 

As pessoas que possuem a responsabilidade de levarem a comida ao prato todos os dias, sabem muito bem como o cartão de crédito poderá salvar alguns dias, principalmente aqueles que estão próximos do final do mês. Geralmente, nesses últimos dias os alimentos já começam a faltar nos armários e geladeiras, sendo assim, o cartão de crédito, sendo bem utilizado, poderá salvar os finais dos meses. 

É importante estar atento a rotatividade do saldo disponível em fatura e principalmente não se esquecer de adicionar ao planejamento financeiro o valor gasto no cartão de crédito dentro do período vigente. 

Segundo os economistas e planejadores financeiros, o ideal é que não seja comprometido mais que 30% da renda mensal com gastos em cartão de crédito e financiamentos, ou seja, em comprar parceladas. 

O melhor é utilizar o este em emergências ou em situações do dia a dia que são inevitáveis fazer o seu uso. 

Melhores bandeiras de cartão de crédito no Brasil 

As bandeiras dos cartões de créditos, são as empresas responsáveis por todas as transações financeiras realizadas em tais cartões. Ou seja, ela trabalha como uma espécie de intermediadora das informações das compras realizadas para o banco que ou instituição financeira e o cliente. 

Separamos uma lista das melhores bandeiras de cartão de crédito no Brasil, para quem ainda não possui ou já possui, mas não sabem: O que são? Quais são as melhores e menores taxas? Quais são as vantagens exclusivas?

  • Visa: uma das bandeiras mais antigas a chegar no Brasil, esta possui diversos estabelecimentos que a aceitam o uso de sua bandeira, sendo dificilmente negada. Oferece diversas vantagens para quem a usa, como o acúmulo dos pontos de milhas, cashback e sorteios mensais de prêmios. 


  • Mastercard: outra empresa que possui uma antiga história no Brasil. Desde que chegou por aqui, se tornou uma das grandes e principais empresas do ramo no país, isso devido a sua facilidade para aceitação nos estabelecimentos e principalmente por ser muito prático o seu uso no modo internacional. Hoje ela é considerada a número 1 no Brasil. Possui, também, diversos programas de fidelização para os seus clientes. 


  • Elo: a bandeira é nova no mercado e é 100% brasileira. Resultado da união do Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a bandeira no início possuía grande dificuldade de aceite por parte dos estabelecimentos, porém, nos dias de hoje, a mesma já é aceita em diversos países da América Latina. 

 

Prefeitura de Birigui divulga lista com os 40 selecionados para o programa Bolsa Trabalho

Cartão de crédito para negativados 

Quem possui o popular “nome sujo”, hoje já pode contar com diversas empresas que oferecem um cartão de crédito. Mesmo que a pontuação (score) seja baixa. 

Contamos com várias modalidades de cartão de crédito para quem possui o nome negativado. Confira alguma delas:

  • Cartão de crédito pré-pago: modalidade que entrou a pouco tempo no mercado e tem se tornado cada vez mais comum para quem deseja adquirir produtos, principalmente através da internet, e o estabelecimento só aceita o pagamento através de cartão de crédito. Nesse caso, como o nome mesmo diz, somente é necessário que um valor seja depositado neste cartão de crédito e a compra poderá ser realizada normalmente como função crédito, embora o pagamento seja efetuado no ato. 

Sebrae Araçatuba está com inscrições abertas para cursos gratuitos
  • Bancos digitais: sendo os queridinhos do momento, os bancos digitais possuem uma linha de crédito muito interessante, o crédito que é concedido para a pessoa, é baseado na saúde e movimentação bancária do cliente. Ou seja, se você mantém os dados atualizados, paga as contas em dias e possui uma boa movimentação em conta (e não precisa ser em valores altos), o banco irá analisar todas as informações e as chances de oferecem um cartão de crédito aumentam, embora o valor do limite do crédito comece baixo. 

Tags

buttons=(Aceito) days=(20)

Este site usa cookies do Google para personalizar anúncios e analisar o tráfego. Isso é feito para garantir que você tenha a melhor experiência possível ao acessa-lo. Saiba mais
Accept !